quarta-feira, 14 de março de 2012

Arquitetura de informações


Eventualmente nos deparamos com a definição de diferentes espaços na web que, em sua arquitetura, apresentam distinções bastante amplas, ainda que consigamos percebê-las somente com uma análise mais acurada.

Para os bibliotecários que trabalham com apresentação de soluções para agilizar o fluxo da informação na web, é imprescindível identificar as características destes territórios, tornando o planejamento da arquitetura de informações mais bem  direcionado para as necessidades específicas do seu público. Em outras palavras, oferecer uma plataforma que atenda as necessidades do seu público (embora no campo da biblioteconomia seja comum utilizar o conceito de “usuário” ao invés de “público”).

Há um conjunto de nomenclaturas que definem os espaços que circulam informações sobre segmentos específicos, dentre elas destacaremos as principais:

Arquitetura de informação: é a organização de informações com a finalidade de atender necessidades das pessoas. A distribuição das informações deve ser realizada pela organização hierárquica de conteúdos específicos, representados em imagens, sons, hipertexto, etc.

SITE: o site (ou website) reúne informações distribuídas de acordo com as relações semânticas dos assuntos contidos numa URL específica. Seu objetivo principal é organizar as informações possibilitando que sejam compreendidas e acessadas com facilidade. A arquitetura de informação bem distribuída e organizada de um site é o que tornará possível localizar o que se procura com facilidade, atendendo assim a busca do internauta.

PORTAL: assim como o site o portal também reúne um conglomerado de informações sobre um determinado tema ou diversidade de assuntos. A diferença reside no foco, que é direcionado para um público definido, oferecendo “conteúdos verticais”.  Além disso, portais oferecem recursos para comunicação síncrona e assíncrona entre os produtores da informação e o seu público, tais como fóruns, chats e pesquisas.  




Minisites: tem a finalidade de ser meramente informativo e são utilizados como apoio para detalhamento de informações, abrindo em janela menor quando o internauta acessa uma página web ou hiperligação específica, também é conhecido como Pop-up.



Hotsite: apresenta como principais características a utilização por um tempo determinado, seja por uma semana, um mês ou um ano. O conteúdo das informações que carrega geralmente é bastante objetivo e geralmente são utilizados para ações de marketing, tais como lançamento de produtos ou divulgação de eventos. Sua estrutura é semelhante ao site, a diferença reside no seu propósito e tempo de validade.



BIBLIOTECA DIGITAL: documentos existem apenas no formato digital. Permitem acesso e recuperação de resumos e/ou textos completos da produção científica (dissertações e teses) e de periódicos científicos de várias universidades brasileiras e estrangeiras.


BIBLIOTECA VIRTUAL: serve como extensão das bibliotecas tradicionais, ampliando as possibilidade de busca e disponibilidade de informações oferecidas nas unidades físicas.

TIPOS DE PORTAIS

B2E (Business to Employee): Permite o acesso a sistemas, processos e informações necessárias para o desenvolvimento de uma organização. Reúne informações sobre uma organização oferecendo acesso seguro, rápido e flexível .



B2B (Business to Business):  são destinados aos clientes, fornecedores e parceiros comerciais de uma empresa, viabilizando o comércio associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transações comerciais. estruturadas com outros parceiros comerciais a partir de redes privadas ou da Internet, para criar e transformar assim as suas relações de negócios.


B2C (Business to Consumer): possibilitam aos clientes adquirirem informações e pesquisar catálogos, comprar produtos e serviços, verificar o andamento de pedidos, acessem informações sobre suas contas e utilizem suporte técnico e serviço de atendimento.



De acordo com o segmento de públicos específicos, os portais também podem ser classificados como:

Portais Horizontais: voltados as pessoas que buscam informações de interesse geral , por exemplo o UOL, MSN e Yahoo.

Portais Verticais (ou Portais segmentados): destinados a um público definido, exercendo uma função específica. Por exemplo, globoesporte.com, Portais de finanças, etc.

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As oportunidades para o bibliotecário se ampliam na medida que adquire habilidades suficientes para apresentar uma arquitetura de informação que atenda necessidades específicas. Este será o tema do debate que continuaremos conversando em nossa próxima aula. 

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